segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Ata Reunião de 09-10

ATA da reunião ABD&C-RJ / ASCINE-RJ
Dia 09/10, terça-feira, 19h
Local: STIC (Rua do Teatro, 07 - Centro)

Amigos abedistas e cineclubistas, no encontro de terça-feira, 09 de agosto, às 19:00h, no STIC, os membros da ABDeC-RJ (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Rio de Janeiro) e a ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro) tiveram a oportunidade de participar de um debate com Frederico Cardoso, Coordenador Geral da Programadora Brasil.

A Programadora Brasil é uma disponibilizadora de conteúdo audiovisual brasileiro e trabalha com base nas obras de todos os tempos. Foram lançados 38 DVDs (126 títulos - 20 longas e 106 curtas) em março de 2007 e, até março/abril de 2008, mais 80 DVDs serão lançados (mais 250 obras aproximadamente). No encontro foram citadas as algumas ações que já estão sendo implementadas pela Programadora, tais como:

- Parceria entre Programadora Brasil e CNC para a realização de oficinas cineclubistas em todo o país. Em cada Estado os cineclubes locais realizariam tais oficinas, sendo coordenadas pela associação cineclubista local. No caso do Rio de Janeiro, a ASCINE-RJ coordenará a execução das oficinas.

- Parceria entre Programadora Brasil e MEC para a criação de cineclubes nas escolas de todo o país. Estima-se que tal parceria alcance cerca de 15.000 escolas.

- A relação estabelecida entre o público, o exibidor e os filmes do catálogo da Programadora Brasil, por não se tratar de relação comercial e com finalidade de lucro, permite a isenção da Condecine - Contribuição Para o Desenvolvimento da Indústria
Cinematográfica Nacional).

Ainda, ressaltou-se a importância do cadastramento dos cineclubes no site da Programadora para que se possa fazer um mapeamento da atividade no Estado do Rio de Janeiro.

Ao final, nos informes, a pauta da campanha pela TAXA zero para equipamentos de produção sem similares no Brasil. Foi pensado que: a) melhor do que seguir tratando do tema com a ANCINE, como já começamos (em vão), é buscar o interesse do MINC, que poderia nos ajudar no dialogo com o Ministério da Fazenda. Juntos, tais ministerios teriam cacife de propor as devidas mudanças na lei. b) definir o que exatamente queremos, que linha de equipamentos, e que outras associações eou entidades poderiam se juntar na luta. Uma proposta de grupo de trabalho ficou de ser encaminhada à ABDn.

Atenciosamente,

Guilherme Whitaker
Secretário ABDeC-RJ
www.abdec.org

ABDeC-RJ
Dario Gularte – presidente
Marcio Blanco Chavez- vice-presidente
Guilherme Whitaker – secretário
Angelo Defanti – tesoureiro
Clementino Jr – diretor

ASCINE-RJ
Rodrigo Bouillet - diretor geral
Kelly Santos - diretora administrativa
Flávio Machado - diretor financeiro

Nenhum comentário: