quarta-feira, 2 de julho de 2008

Reunião ABDeC - 20 de maio de 2008

Reunião ABDeC - 20 de maio de 2008.

Local: Stic - 18:30h.

Ata da Reunião – Diretoria

PRESENTES:

Dario Gularte

Clementino Jr.

Allan Ribeiro

Eliane Gordeeff

Leonardo Edde

Antônio Paiva filho

Guilherme Whitaker

Tereza Jessouroun

INFORMES

- Parceria da ABDeC-RJ com o Festival Femina

Com premiação ABDeC, júri com 4 abdistas e mediador no debate.

Definição sobre troféu. Allan propôs o uso de latas de filme, e Clementino, a pintura estilo graffite.

- Sobre edital DOCTV IV

• Formação de GT para Mapeamento da Produção Audiovisual no Estado

- A ser pesquisado baseados nos principais festivais do Rio de Janeiro: Curta Cinema, Festival do Rio, Etnográfico, É Tudo Verdade, Mostra de Filme Livre, universitário, Cinesul e Anima Mundi.

• Discussão sobre proposta do GT da ABDN para o edital do Minc

- Clementino Jr apresentou por email a proposta do Romeu (de São Paulo) para alterações nos editais do Minc, junto com os comentários da Sáskia, (do Espirito Santo);

- No geral, houve um apoio aos comentários da Sáskia;

- Gordeeff e Allan, apresentaram a proposta de que uma vez contemplado pelo edital, o proponente não possa concorrer pelos próximos 2 anos para os Editais do Minc, e uma vez contemplado duas vezes na mesma categoria, este fique impedido de participar do Edital do Minc na mesma categoria. Os profissionais convocados para o júri não poderiam participar do processo no período de 3 anos.

• Debate sobre mudanças no Estatuto da ABDN

Discussão sobre a reformulação do estatuto da ABD nacional.

Guilherme Whitaker apresentou a proposta da reunião em Brasília.

- Apresentação de relatório das regionais para a nacional no período de um ou dois/ano, dependendo da “força” da regional (item que já existe);

- a diretoria não poder ser remunerada no exercício da função, exceto se receber por algum trabalho referente à projetos que necessitem de força de trabalho (a ser realizado por membros da diretoria);

- Atualmente há uma reunião geral por ano. A proposta é ter-se duas por ano;

- Pagamento das anuidades atrasadas também foram discutidas em Brasília. A ABDeC ficou de “checar” como foi feita a sua negociação com a nacional.

- Proposta apresentada: que a ABD nacional apresente um relatório antes do final do mandato para que as regionais possam se preparar para a eleição;

• Curtas no Cine Glória

-Como a ABDeC deve se organizar para esta parceria: edital, convocação, dúvidas sobre exigência de CPB, pedir apoio da RAIN.

• Planejamento de ações nos lançamentos Firjan e DOCTV

- A participação da diretoria ficou dividida de seguinte forma: Dario e Allan no evento da Firjan; Clementino e Gordeeff no lançamento do DOCTV.

• Riofilme

OBS:

A associada Teresa (...) apresentou na reunião um problema sobre o último edital da RioFilmes, onde consta uma cláusula determinando que os direitos patrimoniais do filme ficam com a RioFilmes por 5 anos. Com isso, a produtora/diretora proponente está tendo uma série de problemas de distribuição / negócios, sendo impossível a negociação em determinados casos.

Ela apresentou essa questão à ABDeC-RJ, visando uma reformulação dos próximos editais

• Sesc / Metrô

ABDeC vai produzir evento (curadoria)

Precisamos de nota fiscal para recebimento da verba do Sesc. Nossa contadora será contactada para isso. Se é possível termos uma nota avulsa ou teremos que imprimir um bloco.

• informe sobre a exibição da cópia restaurada de O Dragão da Maldade (dia 20de junho de 2008)

• Guilherme informou que ABDistas tem desconto de 20% nos pacotes de distribuição de curtas

• elaboração de proposta para CTAv.

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CARIOCA

Allan deu a idéia de pedir parceria aos Festivais de Cinema do Rio de Janeiro, pois recebem inscrições de quase todos os filmes anualmente.

Nenhum comentário: