domingo, 8 de abril de 2012

FOTOS DO DIA DO CURTA-METRAGEM

A ABDeC-RJ em parceria com a Praça do Conhecimento - Nova Brasília, realizou a exibição comemorativa do Dia do Curta-metragem no Complexo do Alemão, no anfiteatro da Praça.
Foi um evento organizado as pressas, em função da proximidade da data, mas com filmes premiados aliados a filmes realizados no subúrbio da leopoldina, além de duas produções de fora do Rio de Janeiro, uma do Ceará e uma do Espírito Santo.
Apesar da pouca divulgação, o melhor exemplo da viabilidade desta sessão foi o próprio público, principalmente as crianças da comunidade que foram se aproximando durante a montagem da projeção e perguntando "vai ter filme hoje"?
Ao começarmos a sessão com o documentário capixaba PROCURANDO MADALENA, de Ricardo Sá, as pessoas foram timidamente se aproximando, um tanto quanto trazidas pela hit do Martinho da Vila, e pelos personagens do filme, e ao final da  projeção deste, já tínhamos aproximadamente 60 pessoas espalhadas pela Praça, ainda não ocupando as 3 fileiras de banco do mini anfiteatro, mas já assistindo e curtindo o filme dos quiosques, do meio da rua, dos bares, e dos canteiros ao fundo.
Em seguida entrou a animação O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, que atraiu as crianças para mais perto, seguidos por alguns poucos responsáveis, e daí até o terceiro filme, já tinhamos cerca de cento e poucas pessoas ocupando a praça para assistir curtas-metragens nacionais, em um local onde o "pilar" é o Cine-carioca que exibe filmes estrangeiros em 3D e eventuais longas brasileiros populares, a preços igualmente populares, e que normalmente não tem nem metade de sua ocupação.
O que mais chamou a atenção na sessão foram os aplausos aos curtas, mesmo aos de mais difícil leitura e as crianças se usando do palco como uma espreguiçadeira para assistirem aos filmes debaixo da tela, e depois brincando de sombra com a projeção dos créditos, em especial no filme BRILHO DOS MEUS OLHOS, de  Allan Ribeiro, quando um se levantou no meio do palco para acenar com os braços imitando os figurantes na cena da canção de Gonzaguinha, ato que foi interrompido aos berros pelo público da Praça.
O marcante nesta experiência de exibir 97 minutos de curtas-metragens ao ar livre dentro da comunidade Nova Brasilia é provar que existem bons curtas nacionais com classificação etária livre e nem por isto sem conteúdo (já foi dito por um gestor público carioca que 90% do que se produz no cinema nacional é feito para o público adulto), e que o público só não tem acesso a estes conteúdos por falta de iniciativas incentivadas para a ocupação e exibição destes conteúdos onde há recursos.
Abaixo algumas fotos do passo-a-passo e da "ocupação" do Curta-metragem no Complexo do Alemão, cidade maravilhosa.
O Dia do Curta é uma iniciativa da ABD Nacional e tem apoio do CNC (Conselho Nacional de Cineclubes) e CBC (Congresso Brasileiro de Cinema).

por: Clementino Junior












Nenhum comentário: