terça-feira, 17 de maio de 2011

CBC ELEGE NOVA DIRETORIA

CBC ELEGE NOVA DIRETORIA 

outline-style: none;outline-width: initial;outline-color: initial;border-top-width: 0px;border-right-width: 0px;border-bottom-width: 0px;border-left-width: 0px;border-style: initial;border-color: initial;
"Faremos uma gestão de continuidade, de compromisso com a defesa do audiovisual brasileiro e coletiva, norteando nossas ações e posicionamentos pelas decisões resultantes de um permanente diálogo com os componentes da Diretoria, do Conselho Consultivo e com os representantes das mais de 80 entidades associadas. Nosso norte imediato será dado pelas resoluções do 8 CBC e pela Carta dos Realizadores Brasileiros, recentemente divulgada". Com essas palavras, João Baptista Pimentel Neto iniciou seu discurso de agradecimento por sua eleição como presidente do Congresso Brasileiro de Cinema – CBC, realizada durante os dias 12 a 14 de maio, em Atibaia, SP.
A aglutinação em torno do nome de João Pimentel, cineclubista histórico e ex-Diretor de Comunicação da última gestão do CBC, ganharam força com composição de uma chapa única que reuniu diversos segmentos representativos do audiovisual brasileiro.
Entidades como ABRACI, CNC, UNINFRA, AMC, APRO, AR, FORUM DOS FESTIVAIS, APBA, SOCINE, APROCINE, FORCINE, CPCB, SIAV – RS, APCNN e ABD Nacional e ABDs Estaduais, assumiram o compromisso de realizar uma gestão participativa, reforçando as conquistas da última gestão e trabalhando pelo fortalecimento do audiovisual brasileiro como atividade estratégica para o desenvolvimento do setor cultural do país.
As 54 entidades presentes aprovaram, por aclamação, a nova diretoria do CBC, que trouxe como plataforma principal CONTINUIDADE E COMPROMISSO COM O AUDIOVISUAL. Entre esses compromissos, o novo presidente João Baptista Pimentel Neto se comprometeu em reforçar a luta para aprovação das matérias constantes de uma agenda legislativa que contempla o PLC 116, a PEC 150, o Vale Cultura, a Reforma da Lei Rouanet e a Reforma da Lei do Direito Autoral.
Primeiro cineclubista a assumir a presidência do CBC, Pimentel também afirmou o compromisso de dar continuidade ao diálogo com o Ministério da Cultura – Minc, através da Secretaria do Audiovisual – SAV e da ANCINE, sempre com o foco de ampliar os recursos orçamentários para o setor audiovisual, destinados aos editais de fomento, de distribuição e difusão.
"Cultura não é gasto, é investimento. Cultura é ação estratégica. Cultura é a mãe! A educação é importante, mas a grandeza do processo civilizatório é da cultura", enfatizou.
Pimentel aproveitou a oportunidade para reafirmar a importância de trabalhar conjuntamente com a nova diretoria e conselhos que compõem o CBC, estabelecendo uma troca de saberes para o planejamento de futuras ações.
E ainda, agradeceu emocionado ao ex-presidente Rosemberg Cariri pelo apoio à sua candidatura "estamos aqui para dar continuidade ao que você plantou. E tenho certeza que continuaremos contando com você no CSC – Conselho Superior de Cinema e à Comissão de Educação e Cultura da Câmara. E acima de tudo com seu fundamental aconselhamento", declarou.
Agradeceu também às várias entidades associadas e aos convidados que aceitaram compor a nova diretoria e os Conselhos, que tiveram sua composição ampliada por personalidades do audiovisual.
A plenária pode colocar suas reivindicações e expectativas para a nova gestão.  Entre as proposições apresentadas para integrar a pauta de trabalho do CBC, destacam-se: o fortalecimento da TVs públicas e comunitárias, o intercâmbio entre as produções audiovisuais na América Latina e o debate sobre a produção audiovisual para plataformas digitais. Foi aprovada ainda a Carta de Atibaia do Audiovisual Brasileiro/2011 (em anexo)
"O foco do meu mandato será fazer o audiovisual nacional possa invadir todas as casas do povo brasileiro, através de todas as plataformas", finalizou o novo presidente do CBC
Conheça os novos membros do CBC (2011-2013):
PresidenteJoão Baptista Pimentel Neto (CNC) – SP
Vice PresidenteOrlando Bonfim Neto – ES
SecretáriaCynthia Falcão (ABD/NACIONAL) – PE
TesoureiraEdina Fuji (UNINFRA) – SP
Diretor ExecutivoGeraldo Veloso (AMC) – MG
Diretora de Relações InstitucionaisMaria Clara Fernandez (APRO) – SP
Diretoras de ComunicaçãoSylvia Palma (AR) – RJCarla Osório (ABD/NACIONAL) – ES
Diretor de Projetos e Captação de RecursosAntonio Leal (Fórum dos Festivais) – RJ
Conselho FiscalRoger Madruga (APBA) – DFAfonso Gallindo (ABD/NACIONAL) – PAAndré Gatti (SOCINE) – SP
Conselho DeliberativoAssumpção Hernandes – SP (ex-presidente do CBC)Geraldo Moraes – BA (ex-presidente do CBC)Jorge Moreno – MG (ex-presidente do CBC)Rosemberg Cariry – CE (ex-presidente do CBC)Manfredo Caldas (APROCINE) – DFLuciana Rodrigues (FORCINE) – SPCarlos Brandão (CPCB) – RJBeto Rodrigues (SIAV) – RSSolange Lima (ABD/NACIONAL) – BA
Conselheiros Convidados
João Batista de Andrade – SPSilvio Da Rin – RJCesar Cavalcanti – SCCícero Aragón – RSCarlão Reinchembach – SPJosé Espinheira – BACarolina Paiva – RJPaulo Canabrava – SPLuiz Alberto Cassol – RSGuigo Pádua – MG

Nenhum comentário: