sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Ata reunião de 31-07

ATA da reunião ABD&C-RJ / ASCINE-RJ
Dia 31/07, terça-feira, 19h
Local: Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete)

Amigos cineclubistas e curta-metragistas, no encontro de terça-feira, 31 de julho, às 19h, no Museu da República, os membros da ABDeC-RJ (Associação
Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas - Seção Rio de Janeiro) e ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro) conversaram sobre os seguintes assuntos:

Ata da reunião da ABDEC-RJ de 31-07-07

- Informe sobre a participação ABDeC-RJ no encontro da ABDN em Belo Horizonte - Dario Gularte e Marcio Blanco informaram que em BH a direção nacional da ABD fez um relatório tipo ´mea culpa`, dizendo que poucas pessoas da atual diretoria estavam atuantes na entidade. No encontro evidenciou-se certa obscuridade do processo eleitoral pra ABDn, que estaria sendo conduzido de forma questionável, não tão transparente como deveria ser.

Após o encontro, o Dario pediu mais clareza no processo eleitoral através de mail postado na lista das diretorias regionais, a começar pela publicação dos condidados de cada região e seus respectivos programas/propostas.

ABD&C solicitará à ABDN a publicação de um relatório, o mais brevemente possível, sobre as atuais atividades da entidade. Este pedido será feito à Beth Formagini, que participa da atual diretoria nacional. A ABDeC-RJ se coloca contra qualquer tipo de política que não a de propostas. Também se espera que a próxima diretoria nacional tenha metas bem definidas a serem alcançadas, as exponha aos associados e se comprometa a publicar regularmente relatórios sobre a situação geral e de cada meta.

- Site ABDeC-RJ - Guilherme Whitaker comunicou que esta sendo feito o novo site da entidade, em www.abdec.org

- Informe sobre CURTA PAN (RioFilme) - Clementino Jr. e Dario Gularte informaram que o evento levou 70 pessoas ao cinema ARTEplex em Botafogo, durante uma semana, no horário das 18h, com entrada franca. O projeto exibiu curtas relacionados a esportes, sendo a segunda parceria da entidade com a Riofilme (a primeira foi a exibição/debate sobre o filme 500 almas, de Joel Pizzini).

- Informe sobre os maltratos que as cópias de curtas têm sofrido em alguns festivais. Exemplo do CCBB de Brasilia que em 2006 estragou diversas cópias de curtas em 35mm. Encaminharemos solicitação da ABDEC às entidades locais que exibem regularmente curtas, pedindo maior atenção aos filmes projetados e à ABDn pedindo quela encaminhe tal pedido de maior zelo para a produção dos festivais de curtas e para o FÓRUM dos FESTIVAIS.

- a seguir um resumo das primeiras propostas dos representantes da ABDeC-RJ (Guilherme Whitaker e Marcio Blanco) à ABDN, no próximo encontro serão discutidas estas e novas propostas a serem levadas à SP:
a.. //Ter metas e cronogramas de ação definidos, até para que possa haver cobrança pelos resultados.
b.. // Transparência máxima, com a publicação regular de um resumo das atividades, usar o site da entidade de forma mais dinâmica através de fóruns e enquetes com os associados. melhorar a comunicação da abdn com os associados, para que o processo eleitoral de 2009 seja melhor conduzido, com maior participação das regionais e dos associados através da lista aberta e/ou do site. Usar mais e melhor a rede que somos.
c.. // Melhorar a parceria com o CNC, Conselho Nacional de Cineclubes. Não sabemos como está a parceria hoje.
d.. // Aproximação com as oficinas populares de audiovisual através do Fórum de Experiências Populares de Audiovisual (FEPA).
e.. // Criação do MOVIMENTO nacional TAXA ZERO, para isenção de impostos sobre equipamentos e materiais importados sem similar no BRasil. Promover um abaixo assinado virtual a ser levado ao MINC e à ANCINE para que assumam a responsabilidade relativa ao caso.
f.. // Encontros nacionais em diversos festivais - realizar parcerias com festivais interessados em receber encontros da ABDn com a direção da ABDs locais, na região do encontro. Apoio da SAV para as passagens de pelo menos 1 membro da ABDn e dos membros das regionais próximas ao encontro. Fazer encontros apenas em Tiradentes e SP é muito pouco, até porque atende apenas ao sudeste. A meta poderia ser realizar pelo menos 1 encontro da ABDn com cada regional uma vez por ano.
g.. // Articular junto ao MINC e à ANCINE para que o FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações ) seja usado para a implementacao de um sistema integrado ligado ao audiovisual REGIONAL que atenda as necessidades de INFORMACAO (geração de internet tipo IMAX em todo territorio nacional + criação de foruns e seminarios nos locais das ações que serao realizadas), FORMAÇAO DE PLATEIA (internet + TV publica + incentivo a criação de novas salas multimidia, parceria com o sistema S (SEBRAE/SESC)), fomentando iniciativas para geração de interesse para conteudo local) e FORMAÇÃO TECNICA, com o incentivo para a formação técnica local a ser capacitada a fim de gerar parte do conteúdo local regularmente, também através de parcerias com Universidades, escolas e com o sistema S, presente em todo o Brasil). Buscar apoio e parcerias com MINC, CTAV, ANCINE e CNC para a implementação das ações. Discutir mais e avançar para uma proposta efetiva e de âmbito nacional, com a participação de todas as regionais. Ter prazo para finalizar a proposta.
h.. // LEI DO CURTA - apoio á proposta que a ABD fez à Ancine - por que tal proposta nao esta no site da ABDn? Em que situação está?
i.. //Publicação regular da agenda e das ações da entidade nacional.
Assim, a ABDEC-RJ decide solicitar à diretoria nacional a publicação de um resumo de suas atividades no último semestre para que saibamos em que pé esta cada ação da entidade, assim como relatório financeiro atual da entidade. Sem saber corremos o risco de fazer propostas que já estão em andamento eou de criticar a falta de ações que já estão a se desenvolver. E para que a próxima diretoria a ser eleita saiba mais precisamente como esta a ABDn hoje, agora, quais os projetos/ações/parcerias em andamento e quais foram tentadas mas não obtiveram sucesso.

Pauta ASCINE-RJ:

- Anuidade - Ao invés de estipular-se um mês para que todos fiquem quites com a associação, definiu-se que o mês de pagamento da anuidade de cada
cineclube fica sendo o mês de sua adesão à ASCINE-RJ. Além disso, acordou-se que o valor da mesma passa a ser R$ 50,00 (cinqüenta reais), independente do cineclube filiar-se ao mesmo tempo ao CNC.

- Canal Futura - Os cineclubes devem pesquisar no site do Canal Futura (www.futura.org.br) o conteúdo dos programas da emissora e selecionar
aqueles que acharem mais interessantes. O canal, então, cederá este material como acervo para a ASCINE-RJ.

- Festivais - FICA: Clementino Jr., interlocutor voluntário da ASCINE-RJ com o Festival, informou que será agendado um encontro do Festival com a
Gerência para Festivais da ASCINE-RJ. Cabo Frio: Foi ressaltada a importância do Circuito fazer parte do Festival. Até o momento somente 03 cineclubes se manifestaram. Video Lab: O festival de Portugal retornou o contato, demonstrando interesse na participação do Circuito ASCINE-RJ.

- Gerência de Projetos: A Gerência informou que será elaborado um projeto para captação de recursos junto aos Festivais.

- Carta FBCU - Foram comentados os últimos acontecimentos que envolveram a ASCINE-RJ e o Festival.

- RioFilme - Foi dado um informe sobre os termos do acordo entre a Distribuidora e a ASCINE-RJ. Os cineclubes deverão exibir o trailer dos
filmes em lançamento pela Distribuidora e, em contra-partida, a RioFilme cederá os ingressos para a contagem de público das sessões cineclubistas.
Tal informação será muito importante, pois constituirá em dado estatístico sobre a atividade cineclubista no Estado. Ressaltou-se a importância da
comunicação dos cineclubes entre si, com as Gerências e com a Diretoria da ASCINE-RJ e a importância da exibição da vinheta oficial da Associação.

- Site ASCINE-RJ - Informe sobre o andamento do projeto de site da ASCINE-RJ que, atualmente, encontra-se em negociação para a confecção de layout e estrutura do site.

- Projeto da Gerência Comercial para as distribuidoras - Guilherme Whitaker informou que ainda alguns cineclubes não responderam se poderão ou não
exibir vinhetas comerciais. Foi solicitado que os cineclubes enviem tal informação o mais rápido possível.

Estiveram presentes à reunião:
Kelly Santos
André Luis Miguel Lucidi
Dario Gularte
Marão
Guilherme Whitaker
André de Oliveira
Flávio Machado
Clementino Júnior
José Alves dos Santos Neto
Sônia Maria da Silva Maciel
Márcio Blanco
Leila Barreto
Renata Pimental Tinoco Monnerat
Anna Azevedo
Rodrigo Bouillet

O próximo encontro da ABDeC-RJ será em conjunto com a ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro), no dia 14 de agosto de 2007, terça-feira, às 19:00h, no Museu da República (Rua do Catete, 153 - Catete - Rio de janeiro). Estão todos convidados!

ABDeC-RJ
Dario Gularte - presidente
Marcio Blanco Chavez- vice-presidente
Guilherme Whitaker - secretário
Angelo Defanti - tesoureiro
Clementino Jr - diretor

ASCINE-RJ
Rodrigo Bouillet - diretor geral
Kelly Santos - diretora administrativa
Flávio Machado - diretor financeiro

Nenhum comentário: