sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O que é ABDEC-RJ

A ABDeC-RJ (Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas – Seção Rio de Janeiro) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em de 1977, que tem por finalidade básica a defesa dos interesses dos realizadores frente a órgãos públicos e privados no que diz respeito às políticas de produção, distribuição, exibição e divulgação do filme cultural: o documentário e o curta-metragem. Sua atuação se estende à organização de intercâmbios, cursos, debates, mostras e festivais de cinema.

A associação realiza seminários, oficinas e mostras objetivando a formação técnica e artística de entusiastas e realizadores de cinema e vídeo, apoiando os projetos destes e, acima de tudo, colaborando para a formação de uma cultura visual em nosso estado.

Nesses 30 anos de atividades foram feitas ações em diversas áreas:

· Implementação da lei de exibição de curtas-metragens como complemento do longa-metragem.
· Assegurar mecanismos de fomento à produção do filme cultural, tais como concursos públicos e leis de incentivo.

· Formação de público para o documentário com a criação de espaços alternativos de exibição.

· Apoio a atividades educacionais em comunidades carentes.

As reuniões da ABDeC-RJ acontecem quinzenalmente, às terças-feira,s às 19h no Museu da República / Palácio do Catete (http://www.museudarepublica.org.br/), Rua do Catete 153, Catete, em conjunto com a ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro).

Para receber as chamadas de nossos encontros entre na lista de discussão da ABDeC-RJ.

Nenhum comentário: