terça-feira, 20 de março de 2007

Câmara Municipal do Rio de Janeiro - 12/2006

Desde dezembro de 2007 a ABDeC-RJ e a ASCINE-RJ têm estado em contato com o vereador Stepan Nercessian (PPS, http://www.camara.rj.gov.br/vereador/cada2005/stepan_nercessian/index.html).

Luiz F. Taranto, antigo cineclubista e atual assessor do vereador Stepan Nercessian, entrou em contato com a ABDeC-RJ.

Frederico Cardoso informou ao assessor que a associação está trabalhando em conjunto com a ASCINE-RJ (Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro), logo agendando encontro no gabinete do vereador, onde compareceram: Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ) Rodrigo Bouillet (Diretor Administrativo ASCINE-RJ), Stepan Nercessian (Vereador) e Luiz F. Taranto (Assessor do vereador).

A proposta vinda do gabinete foi no sentido de ocupação de espaço na grade de programação da TV Câmara (que divide grade com a TV ALERJ).

A ABDeC-RJ e a ASCINE-RJ sugeriram, a partir de curadoria conjunta das duas entidades, a realização do programa “Em Curta”, de 01 hora de duração, de segunda-feira à sexta-feira, baseado em curtas-metragens e médias-metragens brasileiros, com reprise aos sábados e domingos.

Além disso, outras idéias foram colocadas:

- “Curta na Laje”, programa mensal (final de semana) com 90 minutos de duração, dedicado exclusivamente a trabalhos de curta-metragem realizados por escolas populares de audiovisual. Consistirá na exibição de 02 ou 03 trabalhos, dependendo da duração de cada um, que devem totalizar 30 minutos, seguida de debate entre os realizadores, um debatedor convidado, um mediador de uma das entidades e a platéia, que assistirá às sessões no local – ao ar livre, dentro das comunidades cariocas, ou em local fechado, em caso de chuva;

- “Com a Palavra o...”, programa semanal de 30 minutos de duração a ser gravado no estúdio da TV Câmara durante o qual o entrevistado aparecerá sozinho comentando assuntos propostos pela produção;

- além dos programas, sugeriu-se ainda que uma compilação dos curtas-metragens exibidos no programa “Em Curta” desdobre-se em uma sessão semanal no auditório da Câmara dos Vereadores, seguida de debate a ser organizado pela ASCINE-RJ e pela ABDeC-RJ (integrando a Programação Cultural da Câmara) e que seja estudada maneira para que os espaços públicos municipais equipados para exibição possam ser ativados como salas de exibição com viés cineclubista. Sobre este último, a contra-proposta do vereador foi transformar isso em projeto de lei;

- uma outra medida proposta, tendo em vista a grande quantidade de profissionais preparados a partir de escolas populares de audiovisual, é a inclusão desses profissionais na equipe fixa da TV Câmara, como técnicos, estagiários e monitores.Um projeto elaborado pelas duas entidades foi encaminhado ao vereador.

Aguarda-se a volta dos recessos de fim de ano e carnaval para novas rodadas de conversa.

Nenhum comentário: