quinta-feira, 22 de março de 2007

CONLESTE - 22/03/2007

Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ) participou de reunião do CONLESTE, Conselho Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Leste Fluminense, formado por onze municípios:

Rio Bonito (www.riobonito.rj.gov.br)
Maricá (www.marica.rj.gov.br)
Itaboraí (www.itaborai.rj.gov.br)
Magé
Niterói (http://www.niteroi.rj.gov.br/)
São Gonçalo (http://www.saogoncalo.rj.gov.br/)
Tanguá (http://www.tangua.rj.gov.br/)
Silva Jardim (http://www.silvajardim.rj.gov.br/)
Cachoeiras de Macacu
Guapimirim (http://www.guapimirim.rj.gov.br/)
Casimiro de Abreu (http://www.casimiro.rj.gov.br/)

O consórcio visa implementar projetos que sejam de interesses de todos os municípios em questão, além de gerar soluções eficazes a diversos problemas.

ASCINE-RJ e ABDeC-RJ devem elaborar plano para o incremento do audiovisual da região.

Até meados de abril haverá o mapeamento minucioso sobre os 11 municípios do CONLESTE (não só sobre a situação da cultura, mas dados gerais sobre as cidades).

Representando o projeto que engloba oficinas de realização e de cineclubismo (a ser encaminhado pela Cidadela – Arte, Cultura e Cidadania, em parceria com a ABDeC-RJ e a ASCINE-RJ), bem como mostra itinerante, Frederico Cardoso integrou GT que tem como meta, até dia 20 de abril, formular e formatar projeto de implantação (planejamento) do Corredor Cultural formado ao longo dos municípios, afim de encaminhamento para a Petrobras.

O planejamento é para que 2007 seja o ano de implantação e ajustes, e que em 2008 o corredor possa funcionar a pleno vapor. Frederico Cardoso colocou para os presentes a proposta de mudança da Lei do ICMS RJ, bem como do funcionamento do Fundo Estadual de Cultura (consta na proposta formulada em Rio das Ostras).

A proposta recebeu apoio de todos, com a sugestão de se estudar maneira de separar projetos da capital dos do interior e foi apontada dificuldade nesse sentido, pelo fato de comunidades da capital sofrerem tanto ou mais com o atual funcionamento da Lei e do Fundo em questão. Essa modificação ficou para ser decidida em reunião com o Secretário de Estado de Cultura.

Nenhum comentário: