quarta-feira, 21 de março de 2007

Secretaria de Estado de Cultura – 20/03/2007

Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ), Marcio Blanco (Diretor ABDeC-RJ), Dario Gularte (Diretor Geral ASCINE-RJ) e Rodrigo Bouillet (Diretor Administrativo ASCINE-RJ) foram à Superintendência do Audiovisual / Secretaria de Estado de Cultura (http://www.cultura.rj.gov.br/) para reunião com Carmem Vargas e sua assessora Fernanda Buarque.

DocTV: Para ampliação do número de premiados no concurso DocTV as duas entidades solicitaram mais 08 prêmios com aporte financeiro da Secretaria de Estado de Cultura e receberam como contra-proposta a premiação de mais 05 filmes, o que ambas consideram perfeitamente aceitável. A Superintendência encaminhará internamente para fechamento final do acordo.

Representantes da ASCINE-RJ e da ABDeC-RJ nos grupos de trabalho, instâncias e órgãos com abertura para participação da sociedade civil: Especificamente solicitamos participação no reestruturado Conselho Estadual de Cultura. Nos foi informado que o Conselho já foi escolhido e que o representante do audiovisual é o cineasta Carlos Diegues, com quem estabeleceremos contato. Além disso, será formado o Fórum Permanente de Cinema e Novas Tecnologias, a ter como representante Gustavo Dahl, ex-presidente da ANCINE, com quem também travaremos contato tendo em vista a participação efetiva das duas entidades presentes na reunião.

Mapeamento de salas no Estado: Perguntamos se havia listagem de espaços de projeção (comerciais / convencionais ou não) e nos foi entregue uma lista de salas comerciais e Oscarito. Além disso nos foi informado que a FUNARJ (http://www.funarj.rj.gov.br/) está compilando dados sobre aparelhos culturais nos municípios a partir do encontro que houve na capital (dias 01 e 02 de março) quando foi solicitado inventário de cada um deles. A representante da FUNARJ, Ana Furlanetto, que foi chamada para participar dessa parte da reunião ficou de nos encaminhar esse estudo assim que o tiver em mãos.

Imóvel Sede ASCINE-RJ / ABDeC-RJ: Sobre a solicitação de imóvel de posse do Governo Estadual, as duas associações devem encaminhar ofício específico para esse assunto.

Jornada Nacional de Cineclubes: A Jornada será realizada em julho ou agosto de 2008 em cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro e nos foi solicitado encaminhamento de projeto para a Lei Estadual de Incentivo à Cultura que, aprovado, ganhará caráter prioritário merecendo indicação específica da Secretaria junto a contribuintes do ICMS. O projeto será estruturado pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (http://www.cineclubes.org.br/) em conjunto com a ASCINE -RJ e será encaminhado com apoio institucional da ABDeC-RJ.

Outros Editais: Foram solicitados formalmente editais para a premiação de 20 curtas em digital, 20 em película, 10 longas de baixo orçamento (além do DOC TV já citado) e ouvimos como contra-proposta 10 de curtas em digital, 10 curtas em película e 5 longas de baixo orçamento, além de prêmios para 5 para desenvolvimento de roteiro, e as entidades consideraram perfeitamente aceitável para início de ações. A Superintendência encaminhará internamente para implementação do programa.

Mapeamento da produção de curtas e documentários: A ABDeC-RJ em conjunto com a ASCINE-RJ se comprometeu em entregar listagem de curtas e documentários em produção ou a serem produzidos no Estado do Rio em 2007, bem como média de trabalhos realizados nos últimos anos.

Ao final da reunião as duas associações foram orientadas a reafirmar para a assessora do Secretário de Cultura a necessidade de nos reunirmos para tratarmos dos assuntos citados e, principalmente, sobre as propostas que se referem à Lei do ICMS (http://www.sef.rj.gov.br/legislacao/tributaria/basica/lei2657.shtml) e ao Fundo Estadual de Cultura (http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro0307.nsf/18c1dd68f96be3e7832566ec0018d833/583918353431d01e83257021006adfd9?OpenDocument&Start=1&Count=200&Collapse=1.1.2). Conversamos com a assessora Giselle, que nos confirmou o agendamento da audiência o mais rápido possível.

Nenhum comentário: