terça-feira, 20 de março de 2007

Secretaria Municipal das Culturas - 03/01/2007

Desde o início de Janeiro de 2007 a ABDeC-RJ e a ASCINE-RJ têm estado em contato com a Secretaria Municipal das Culturas (http://www.rio.rj.gov.br/culturas/).

A primeira reunião, em 03/01/2007, contou com a presença de Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ), Dario Gularte (Diretor Geral ASCINE-RJ), Ricardo Macieira (Secretário Municipal das Culturas) e Paulo Bastos (Sub-Secretário de Turismo).

A intenção foi discutir um plano conjunto para que o audiovisual na cidade do Rio de Janeiro possa crescer e colaborar com as atividades dos municípios do interior.

ABDeC-RJ e ASCINE-RJ entregaram projeto formulado pelas duas entidades para a política audiovisual do município para 2007.

Alguns pontos conversados:

- oficinas de realização e cineclubistas nas lonas culturais, bem como nas escolas;

- inclusão de produção independente na Multirio;

- disponibilização dos títulos sob a guarda da RioFilme para os cineclubes filiados à ASCINE-RJ;

- melhora do concurso de curtas da RioFilme (ou aumentando-se a premiação ou adequando o concurso para que os premiados possam ser realizados com o prêmio concedido);

- da parte da Secretaria de Turismo, representado pelo subsecretário Paulo Bastos, ficou acertado o aporte de mais R$ 50 mil completando 11 premiados ao invés de 10 (com possibilidade de ainda mais um pela Secretaria Municipal das Culturas);

- por parte da Secretaria Municipal das Culturas, pretende-se a viabilização de convênio para que o material audiovisual a ser produzido dessa secretaria seja feito pelos realizadores filiados à ABDeC-RJ;

- possibilidade de algum tipo de ação que permita a ocupação de um sobrado no centro do Rio pelas duas entidades (cineclubistas e realizadores).

Ficou acertado com Ricardo Macieira e Paulo Bastos nova rodada de conversas.

Nenhum comentário: