sexta-feira, 30 de março de 2007

Secretaria Municipal das Culturas - 29/03/2007

Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ), Marcio Blanco (Diretor ABDeC-RJ), Dario Gularte (Diretor Geral ASCINE-RJ) e Rodrigo Bouillet (Diretor Administrativo ASCINE-RJ) reuniram-se com o Secretário Municipal das Culturas Ricardo Macieira. Tratamos dos seguintes assuntos:

1) Formação do Conselho Municipal de Cultura, com representantes indicados pelas duas entidades: nos foi passado que a burocracia que envolve o assunto não permitiria que esse conselho formado iniciasse seus trabalhos durante a administração atual. Por esse motivo, a ABDeC-RJ e a ASCINE-RJ entrarão em contato com as outras entidades da classe artística com sede e representação no Rio de Janeiro para estudarem a pauta, além de trabalharem na elaboração de proposta para sua implantação, e encaminharão ofício formalizando a importância de se iniciar debates sobre o tema, mesmo não sendo possível a implantação nessa administração.

2) Participação de um representante por entidade (ASCINE-RJ e ABDeC-RJ) na Comissão Carioca de Promoção Cultural (quem analisa, aprova ou não os projetos encaminhados para a Lei do ISS). Sugestão aceita e formalizaremos através de um ofício tratando apenas desse assunto.

3) Estímulo fiscal para exibidores (em TV ou salas comerciais) que trabalhem a exibição de curtas-metragens e documentários: Idéia bem aceita, mas nos foi informado que é um assunto da Receita Municipal e que o trabalho requer estudo e paciência, apesar da secretaria Municipal das Culturas encaminhar a proposta. Mandaremos ofício formalizando a solicitação.

4) Salas em poder do município: Foi perguntado como podemos proceder para implementarmos ações nessas salas, bem como sobre a possibilidade de administrarmos os trabalhos de uma delas e a informação do Secretário é que isso é perfeitamente possível. Basta que estudemos as possibilidades de cada sala e apresentemos proposta formal.

5) Prêmio de Curtas Riofilme: Nosso trabalho, no momento, é pressionar a Riofilme e a Secretaria Municipal de Turismo tendo em vista o 11º. Premiado, já que, segundo Ricardo Macieira, os 10 premiados tradicionais estão assegurados pelo lançamento do edital, como no ano passado.

Nenhum comentário: