quarta-feira, 21 de março de 2007

Reunião ABD Nacional e ANCINE - 19/03/2007

Reunião ABD Nacional/ ANCINE
Data: 19/03/2007
Pauta: Exibição de Curtas nas Salas de Cinema
Representantes ABD Nacional (http://www.abdnacional.org.br/)
Guigo Pádua, Presidente
Ana Luisa Azevedo, Primeira Vice-Presidente
Marcelo Lafitte, Primeiro Tesoureiro
Danielle Bertolini, Diretora de Comunicação
Beth Formaggini, Conselheira

Representantes da ANCINE
(http://www.ancine.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home)
Leopoldo Nunes, Diretor
Débora Petters, Chefe de Gabinete
Mario Diamante, Super-Intendente de Desenvolvimento Econômico

A reunião teve como pauta principal a inserção dos curtas-metragens noscinemas. Foi apresentado o projeto elaborado pela ABD durante o Festival de Manaus, e solicitada a ANCINE o papel de mediadora entre a ABD Nacional e o Circuito Exibidor, a fim de que este processo seja o mais ágil e harmonioso possível.

Foram definidos os seguintes pontos:

- ABD Nacional deve intensificar a cobrança de um posicionamento aoMinistério da Cultura e à Secretaria do Audiovisual (que está sendo feitopor Guigo Pádua)

- Inserir na agenda da ANCINE junto aos exibidores a pauta dos curtas, deforma que a ANCINE assuma o papel de mediadora entre os setores (ABD, ANCINE, SAV, Exibidores e Distribuidores);

- Reunir toda a documentação e pleitos históricos existentes a respeito da Lei do Curta e manifestações favoráveis das (ABDs estaduais e ABD Nacional);

- Aprofundamento do projeto com dados estatísticos do circuito exibidor (ABDNacional);

- Detalhamento do projeto: Número de Cidades, Estabelecimento de Fases deI mplantação, Definição de Equipe de Produção, Modus Operandi;

- Pesquisa de experiências similares de propostas já realizadas por Prefeituras, ABD's estaduais, ONG's, etc;


RESUMO DA ÓPERA:

Ficou mais que claro o papel fundamental da ABD Nacional nesta ação, sendo que este momento histórico é único, pela convergência de fatores que vão afavor da exibição dos curtas nas telas de cinema comercial.

Quanto aos recursos, eles seriam advindos do Fundo Setorial do Audiovisual (http://www.ancine.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=4830&sid=83), e a entidade responsável pela logística poderia ser o CTAv (http://www.ctav-sav.com.br/0-pagina1.htm).

O fator mais importante neste momento é pensarmos na qualidade desta operação, pois esta é uma relação de confiança a ser construída com os exibidores. Por isso, a idéia é começarmos com poucas cidades (8 a 10) e ir crescendo com o passar do tempo (todo este detalhamento será construído emconjunto entre a ABD Nacional, Exibidores, SAV e ANCINE).

Danielle Bertolini
Diretora de Comunicação
ABD Nacional

Nenhum comentário: