terça-feira, 20 de março de 2007

RioFilme - 05/03/2007

A partir de reunião de Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ) com Ricardo Macieira (Secretário Municipal das Culturas) em 27/02/2007, iniciou-se a articulação para encontro com Antonio Urano, da RioFilme (http://www.rio.rj.gov.br/riofilme/).

Dia 05/03/2007 sentaram à mesa Frederico Cardoso (Presidente ABDeC-RJ), Dario Gularte (Diretor Geral ASCINE-RJ) e Antonio Urano (RioFilme).

- A RioFilme averiguará quais filmes (por conta do tipo de contrato e por conta de terem DVD disponível ou não) poderão disponibilizar aos cineclubes filiados à ASCINE-RJ.

- ABDeC-RJ e ASCINE-RJ propuseram a RioFilme que organizasse em conjunto os curtas e documentários fluminenses em DVDs e em banco de dados. A RioFilme sugeriu que as compilações começassem pelos curtas premiados de 2006 e que se utilizasse da Cinemateca Digital, projeto que segundo Urano entrará no ar ainda esse ano, para a catalogação. ABDeC-RJ e ASCINE-RJ têm de orçar os DVDs e iniciar campanha pelo cadastramento das obras cariocas (especialmente) e fluminenses e formalizar a empreitada.

- Agendamento de visita do GT de acervo (ASCINE-RJ) ao depósito da RioFilme, que fica no subsolo das Casas Casadas (parte do trabalho de mapeamento do acervo disponível no Rio de Janeiro).

- Sobre o edital de curtas, foi conversado o prêmio a mais pela Secretaria Municipal de Turismo, somente faltando que os trâmites burocráticos do município sejam executados por parte da Secretaria Municipal das Culturas / RioFilme junto à Secretaria Municipal de Turismo. Ficou como sugestão a entrega do orçamento detalhado e da diminuição do tempo da obra (de 15 para 10 minutos) afim de aproximar as obras ganhadoras da realidade orçamentária disponibilizada pela Prefeitura, além da solicitação aos jurados que avaliem a real capacidade de produção dos curtas vencedores com o prêmio oferecido.

Ao final foi marcada outra rodada de conversas.

Nenhum comentário: